Mobilidade

Trânsito muda para facilitar acesso ao Mercado Municipal de Niterói

Motoristas que vierem de outras cidades terão opção de retorno

As mudanças no trânsito serão realizadas na altura do Porto de Niterói
As mudanças no trânsito serão realizadas na altura do Porto de Niterói |  Foto: Péricles Cutrim
 

Será possível chegar mais fácil ao Mercado Municipal de Niterói, a partir da Ponte Rio-Niterói, por conta do novo retorno viário que será implantado na altura do Porto de Niterói, o ex-Moinho Atlântico. A intervenção será permanente e passará a funcionar antes da inauguração do empreendimento, que está marcada para o dia 27 de julho. Haverá também intensa sinalização, com placas, no entorno. 

As mudanças de trânsito na chegada à cidade já foram autorizadas pela Prefeitura de Niterói, após estudos da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade, conforme anunciou, nesta quarta-feira (28), a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

"Abrindo um vão no canteiro central da Avenida Feliciano Sodré, o semáforo que está hoje na frente do Porto vai avançar. Quem virá para o Mercado Municipal, vindo pela Ponte, pega a primeira saída à direita beirando o Porto e fica no canteiro central. Segue faixa contínua, onde vai poder voltar, pegar o Mergulhão e já está no Mercado”, explicou a secretária durante reunião do empresário e responsável pelo empreendimento, Marcelo Viana, com os lojistas do Mercado, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Ainda de acordo com Dayse Monassa, as mudanças no trânsito tem o objetivo de facilitar a mobilidade de visitantes de diversas regiões do Estado que vão ao Mercado Municipal. A concessionária EcoPonte, que administra a Ponte Rio-Niterói, inclusive, emitirá avisos aos motoristas que seguem pela alça à direita com destino a Niterói.

"A gente viu nos estudos viários a necessidade de não sobrecarregar a descida da Ponte e a Avenida Jansen de Melo porque teria que fazer um retorno muito confuso", frisou Dayse. 

A decisão da prefeitura, portanto, foi abrir o canteiro central na Avenida Feliciano Sodré, na altura do Porto de Niterói. 

"Quem vem da Avenida do Contorno ou da Ponte, pega a descida mais à direita da Ponte, entra na Avenida Feliciano Sodré e se posiciona no canteiro central. Vão aparecer o semáforo e uma abertura para fazer o retorno para acessar o Mergulhão e já vai se chegar logo no lado direito do Mercado. Bem simples", detalhou Dayse Monassa.

A secretária ressaltou também que haverá facilidade na saída do estacionamento do Mercado Municipal.

"É só seguir em frente e voltar para a Avenida Jansen de Melo ou subir a Ponte Rio-Niterói. Para os lojistas e o Mercado, alterações simples são muito necessárias para trazer um público bom para a cidade", frisou.  

100% resolvido

O empresário Marcelo Viana também destacou a preocupação do público e lojistas em relação ao acesso ao Mercado Municipal de Niterói. Visionário, ele tranquiliza, portanto, que isso já foi resolvido.

"Toda a sinalização, toda essa parte do trânsito foi mudada para que todos tenham fácil acesso. A grande reclamação é como chega [...] A prefeitura está com todo planejamento de sinalização. Não vai ter dificuldade nenhuma de acesso ao Mercado e retorno para suas casas. Problema zero em relação ao trânsito. Vai ficar 100% resolvido", pontuou.

Viana acrescentou ainda que o público ficará encantado com o empreendimento.

"Todos vão encontrar um aparelho totalmente revitalizado e se surpreender. O Mercado está lindo. As lojas nos surpreenderam. O público não tem noção. Aquele negócio de ter que ir pro Rio encontrar um espaço bacana pra curtir, o Mercado está trazendo tudo isso", ressaltou. 

Últimos ajustes

No encontro, ocorrido na CDL Niterói, também foram ajustados os últimos detalhes das vistorias de cada loja, além de assuntos como segurança do entorno, instalação de câmeras e revitalizações na região, como paisagismo e iluminação.

Ficou definido ainda que lojistas que entregarem os projetos estruturais aprovados dos seus espaços, até a próxima terça-feira (4), terão 100% de isenção na taxa de aluguel por um ano. Após o prazo, a carência será de 50%. Essa foi uma forma encontrada para agilizar ainda mais o processo.

"Tenho pressionado muito em relação à entrega porque tem que ser com excelência. Do tamanho que todos esperam. Fui à Europa visitar o mercado municipal de lá. A qualidade do público é excelente, a nossa estutrura aqui não perde nada pra eles. Estou cada dia mais convicto do sucesso. Tenho zero preocupação com isso", enfatizou o empresário Marcelo Viana.

Um Mercado histórico

O Mercado Municipal foi inaugurado em 1930 pelo ex-presidente Getúlio Vargas, na Avenida Feliciano Sodré, entre a Rua Presidente Castelo Branco e a Avenida Washington Luiz, no Centro de Niterói, numa área de 9.7 mil metros quadrados,

O local, que funcionou até 1976, faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária de Niterói erguido durante o período histórico chamado de Renascença Fluminense. O serviço também como Depósito Público Estadual e ficou desativado por quase 30 anos

O processo cuidadoso de recuperação e revitalização do imóvel já foi concluído, incluindo a impermeabilização do telhado e restauração dos traços de art déco.

O térreo do Mercado Municipal será um espaço para comercialização de frutas – incluindo espécies raras e de cultivo orgânico e oriundas da economia familiar: verduras, legumes, produtos tradicionais da região, açougue, empórios especiais, produtos gourmet, queijos, laticínios e especiarias.

No mezanino ficarão restaurantes, cervejarias artesanais e uma adega. A arquitetura também foi projetada de forma sustentável, com o uso de luz natural, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde.

< Blogueira trans que já ficou com Neymar revela valor pelo silêncio Anitta rebate críticas e comparações de haters sobre sua carreira <